autoconhecimento, Bert Hellinger, Frases sistêmicas, ordens do amor, Pensamento Sistêmico, Teoria sistêmica

Perfeição é incluir a imperfeição

A sua sombra é como um animal de estimação bravo, que você ama: às vezes tem que ser severo, mas você cuida bem dele. Quem manda, é você!

A sua sombra é como um animal de estimação bravo, que você ama: às vezes tem que ser severo, mas você cuida bem dele. Quem manda, é você!

Certa vez um terapeuta ficou muito chateado comigo, porque eu relatei a ele a raiva e mágoa que havia no meu relacionamento, que acabara. E ele disse: “eu quero alguém que seja melhor que eu. Alguém igual, não precisa”… Essa frase ficou na minha mente. Manifestados na matéria, somos dualidade, luz e sombra, bem e mal, polos opostos. Capazes de atos altamente altruístas e ações totalmente egoístas. Isso é o ser humano. Pelo menos, assim sou eu. Não sei se você é perfeito… eu não! Mas a essência que também sou, que está além da manifestação física, ahhhh, essa sim! Ela é pura, perfeita, eterna, harmoniosa, mas… na matéria, tudo é jogo de energia…

Entendo que, quanto mais a gente chega próximo à nossa essência, mesmo percebendo raivas, mágoas, inveja, medo e outras manifestações da sombra interior surgindo, vai deixando de manifestar. Lembro-me que Chico Xavier dizia ser a pessoa mais imperfeita do mundo… É difícil imaginar uma pessoa tão dócil e amorosa, imperfeita, não é mesmo? Mas é o que estou dizendo: percebemos a imperfeição, não negamos, mas também, aos poucos, não manifestamos. De alguma forma, fazemos amizade com elas. É como ter um animal indócil de estimação, que você ama muito: você trata ele com carinho, às vezes com rigor… mas cuida muito bem dele. Bert Hellinger, o mestre da constelação familiar sistêmica, me ensina a incluir TODAS as sombras que tenho, pois elas representam as sombras do meu sistema familiar. As manifestações distorcidas que minha mente capta podem muito bem estar em sintonia com as vibrações de pessoas do meu sistema familiar que roubaram, mataram, estupraram, mentiram, fingiram, invadiram… Assim como as manifestações equilibradas da minha mente estão em sintonia com o passado familiar de santos, pessoas honradas, trabalhadoras, honestas, parceiras, amigas, amorosas. Se eu quero honrar verdadeiramente meu passado familiar, devo honrar a todos. A primeira ordem do amor, do pertencimento, diz: “todos tem o mesmo direito de pertencer”. Vamos ver o que Hellinger diz?

“Existe na mística cristã e, de modo geral, no esforço da piedade cristã, o grande conceito da perfeição. A busca dessa perfeição, ou plenitude, tem um papel muito importante nas ordens e congregações religiosas. Entretanto, observei em meu trabalho que uma pessoa experimenta o sentimento de estar completa quando todos os que, de um modo mais amplo, pertencem à sua família, inclusive os mortos, os maus, os excluídos e os esquecidos, recebem um lugar em seu coração e em sua alma. Subitamente, ela se sente plena. Isso reflete o que ocorre numa constelação familiar. Os membros da família se sentem bem somente quando todos os excluídos são introduzidos, reverenciados e acolhidos novamente”.

Alex Possato é professor de constelação familiar sistêmica e terapeuta sistêmico. É gestor da Casa Amor em Movimento onde ocorrem os trabalhos de constelação em grupo, individual e curso de formação

Quer falar comigo, tem dúvidas, saber sobre o curso de formação em constelação ou consulta de constelação? Preencha o formulário abaixo, que responderei em breve:

Sobre alexpossato

Professor de constelação familiar sistêmica e terapeuta sistêmico

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Se você não é usuário do Wordpress e deseja receber as atualizações deste blog, preencha o quadro abaixo com o seu email, e logo receberá uma confirmação para receber as nossas atualizações! Namastê!

Junte-se a 4.762 outros assinantes

Paper cut of Family

Eventos Agendados

Nenhum evento