Perguntas frequentes

Como funciona  a constelação familiar no atendimento individual?

duvida

 

O cliente trará uma questão a ser colocada na constelação, algo que ele deseja ver resolvido e que tenha relação com ele.
Após ter noção exata do objetivo do cliente, o terapeuta começará a dispor os personagens envolvidos na questão, que são geralmente a própria pessoa e sua família atual, quando casado, ou também a família de origem, com o pai, mãe, irmãos e às vezes tios e avós. São solicitados que fatos marcantes na vida da família sejam colocados, quando se tiver conhecimento, como separações, abandonos, adoções, aborto, mortes trágicas, doenças que ocorrem repetidamente durante as diversas gerações, etc. No caso de problemas profissionais, podem-se dispor tanto personagens para cargos, como gerentes, diretores, fundadores, etc., para departamentos, para filiais e até para objetivos e planos. Para auxiliar o processo de constelação, são utilizados bonecos playmobill, pequenos blocos de madeira, âncoras espaciais ou a visualização. Todos os passos são acompanhados e vivenciados pelo cliente, trazendo profunda compreensão da situação exposta.

As sessões individuais de constelação familiar são adequadas para familiarizar o cliente com o método do pensamento sistêmico. Durante o processo, ocorre uma sinergia muito grande entre terapeuta e cliente, e o processo e qualidade das imagens internas do cliente podem ser atentamente acompanhados pelo terapeuta através da observação corporal, da expressão dos sentimentos secundários e das explicações no decorrer da constelação. A busca interior pela harmonização da situação – a imagem da solução, que acontece com o cliente é acompanhada cuidadosamente, e quando existe a ressonância entre a imagem de solução e o sistema envolvido, ambos – cliente e terapeuta – sentem uma concordância imediata. Assim ocorrem as soluções sistêmicas, que levam a mudanças graduais e progressivas nas situações reais. O efeito imediato é o alívio que a vivência da imagem de solução provoca no cliente, tirando o “peso do problema” que amarrava qualquer atitude positiva e possibilitando o foco nas possíveis soluções.

Como funciona a constelação familiar em grupo?

Nas constelações em grupo, numa data previamente agendada, são reunidas pessoas que desejam constelar uma situação (esclarecer um problema) ou pessoas que desejam presenciar e participar das constelações, mas sem expor nenhuma situação-problema. Da mesma forma que na sessão individual, o terapeuta conduz o cliente que trouxe uma questão a expor o problema com objetividade, sem julgamentos ou culpas. São levantados os fatos ocorridos na família, e a partir disso o cliente escolhe pessoas para representar a si e à sua família durante a constelação. Estas pessoas não têm prévio conhecimento do cliente nem de sua família, o que não importa para que o sistema que envolve o problema comece a se desenrolar naturalmente. Muitas vezes os participantes percebem em si atitudes e pensamentos típicos do personagem que eles estão assumindo, e mais tarde o próprio cliente confirma as sensações descritas como sendo verdadeiras. As sensações e emoções vividas durante o trabalho de constelação familiar sistêmica são altamente esclarecedoras e não raro casos complicados são resolvidos em apenas uma participação.

Qual a diferença entre o trabalho de constelação em grupo e o individual?

Os efeitos são os mesmos, mas a técnica é diferente. No trabalho em grupo, são solicitados que representantes entre as pessoas auxiliem na dinâmica, fazendo o papel de “personagens” envolvidos da questão do cliente, conforme a disposição solicitada pelo facilitador. Estes representantes comunicarão as sensações que têm no papel e se movimentarão em busca do caminho de solução para a questão. Na constelação individual, o próprio cliente, orientado pelo facilitador, perceberá as sensações e buscará o caminho de solução.

O cliente deverá perceber em qual tipo de constelação se sente mais confortável.

Que problemas ou sintomas posso trabalhar com a constelação sistêmica?

  • problemas no relacionamento (afetivo – familiar – geral)
  • doenças, câncer, doenças crônicas
  • distúrbios alimentares como obesidade ou anorexia
  • vícios (drogas, alcoolismo, etc.)
  • medo, fobias, traumas, angústia, depressão
  • dificuldades financeiras e questões com herança, fracassos
  • desenvolvimento profissional
  • questões de fecundidade, abortos e adoção
  • questões empresariais

O que são sistemas?

O ser humano é regido por sistemas, que podemos explicar como programações herdadas principalmente pela família, mas também do meio onde vivemos, que acaba dando características emocionais e comportamentais a ele. Os sistemas atuam de forma inconsciente, e determinam características tais como: traços de personalidade, vocação, talento para determinada área, tendência a doenças ou acidentes, afinidade por determinadas pessoas, habilidades inatas, etc. Grupos de pessoas e organizações também formam um sistema, que é a soma de todos os sistemas individuais que já fizeram parte deste grupo. Este sistema maior, coletivo, determina se este grupo é harmonioso, se tem facilidade de conquistas financeiras ou sucesso em sua área de atuação, se possui longa duração ou curta, etc.

Quais os principais sistemas que influenciam uma pessoa?

O principal é o sistema familiar. Somente pelo fato de ter nascido de um pai e de uma mãe, o indivíduo carrega toda uma carga de informações vindas dos pais e dos ancestrais. Estas informações exercerão grande influência na personalidade, no comportamento e nas escolhas que o indivíduo fará durante a sua vida.

O sistema de crenças – aquilo que o indivíduo toma como verdade – também é fundamental, pois determina e justifica uma série de atitudes tomadas pela pessoa. Existem também sistemas que regem a vida profissional, sentimental, a saúde física, etc.

Se os sistemas determinam quase tudo na minha vida, como posso mudar minha vida para melhor?

Os sistemas lhe dão informações, tendências. Dentro dos sistemas, existem tanto informações que lhe trazem obstáculos, como outras que lhe trazem conforto, equilíbrio. Você, ao conhecer profundamente seu sistema, tem a opção de escolher qual caminho tomar. O caminho da realização e equilíbrio é uma das opções.

O que, especificamente, posso trabalhar com as constelações sistêmicas?

Em qualquer situação onde você necessite abrir caminhos novos, encontrar soluções, sentir-se aliviado, entender o outro e relacionar-se melhor. Qualquer assunto que possa ser trabalhado terapeuticamente pode ser utilizada a constelação sistêmica. E qualquer assunto envolvendo coaching de desenvolvimento pessoal e profissional também pode ser utilizada esta técnica.

Qual o embasamento teórico da constelação sistêmica?

A constelação sistêmica a princípio surgiu de um desenvolvimento de técnicas terapêuticas consagradas, extraídas dos trabalhos de Virginia Satir, Jakob Moreno e Fritz Perls e sintetizado pelo alemão Bert Hellinger. A partir do trabalho de Hellinger, a constelação passou a ser aplicada em organizações empresariais (Gunthard Weber e Jan Jacob Stam), escolas (Marianne Frank) e com a utilização de técnicas de programação neurolingüística, também é um instrumento de consultoria pessoal e coaching eficaz.

Existe alguma ligação com alguma linha religiosa ou espiritualista?

Não. É uma técnica de desenvolvimento pessoal e terapêutica como tantas outras.

Quantas sessões são necessárias para eu trabalhar uma questão pessoal?

A constelação sistêmica, por trabalhar principalmente o conteúdo da mente inconsciente, produz um efeito logo na primeira sessão e abrirá inúmeros insights ao cliente. Não marcamos um retorno do cliente, que poderá voltar geralmente com outro assunto, no prazo que ele mesmo determina.

Posso fazer constelação no lugar de outra pessoa?

Sim, desde que a questão que você queira trabalhar seja algo que lhe esteja afetando pessoalmente e que seja possível você tomar atitudes concretas a respeito da situação. A constelação não trabalha o problema “do outro”, mas o que está me afetando ao ver o problema do outro. A partir daí, por você fazer parte de um sistema que engloba você e o outro, qualquer mudança sua provocará uma mudança no sistema. Reequilibrando o sistema, a tendência é que o outro também seja beneficiado por isso.

Qual a mudança efetiva que a constelação sistêmica me propicia?

Você aprenderá a perceber em si mesmo quais caminhos são mais propícios à sua realização pessoal. Entenderá de forma até então não percebida como você é, aceitará melhor a si mesmo e assim saberá tomar suas decisões com equilíbrio e certeza. Por entender melhor a si, entenderá melhor o outro. Aprenderá a colocar-se diante das pessoas, sabendo utilizar o “sim” e o “não” com sabedoria. Descobrirá em si as coisas que realmente lhe importam, o foco que realmente lhe dá prazer e satisfação. Perceberá que existe uma interconexão profunda entre as pessoas, e somente com esta compreensão é possível realizar-se plenamente, já que o seu caminho também está ligado aos caminhos de muitos outros. A constelação poderá também conduzi-lo a uma reconexão profunda com o seu sistema familiar, o que lhe abrirá a sensibilidade, despertando a qualidade da compaixão e amor incondicional pelo próximo.

Discussão

30 comentários sobre “Perguntas frequentes

  1. Pretendo fazer uma constelação, mas estou com muita dúvida se faço individual ou em grupo, a questão é que me coloco em uma situação de responsabilidade com meu pai e meu irmão, moro com meu irmão vivo em conflito com ele, pois ele tem atitudes erradas e sinto a responsabilidade em relatar para meus pais, porém isso causa atrito entre nós, essa questão é melhor trabalhar em grupo ou individual?

    Publicado por amanda | outubro 22, 2013, 6:42 pm
    • Olá, Amanda! Obrigado por trazer a sua questão. Em relação à sua questão, independe ser trabalhado em grupo ou individual. No grupo, você terá uma visão melhor da dinâmica desta questão, pois observará as emoções, a energia e o sistema familiar atuando através dos outros participantes. Já na constelação individual, você precisa estar mais presente em cada emoção, pois você mesma fará os papéis que, na constelação em grupo são feitos por outras pessoas. Assim, é uma vivência mais intensa, no sentido que você será mais exigida… Algo me diz que, no seu caso, seria interessante fazer em grupo, mas é uma decisão que você precisa tomar… Ambos os trabalhos são igualmente bons e acessariam a sua questão com a mesma eficácia. É uma questão de escolha… Abraços!

      Publicado por alexpossato | outubro 22, 2013, 7:08 pm
      • Alguém de Paissandu Paraná, quer fazer constelação familiar e precisa de algum facilitador? Contato 01566996717933

        Publicado por Cleuza | novembro 3, 2017, 8:18 pm
  2. oi boa tarde,
    não entendo bem esse assunto,
    as vezes parece meio religioso,tipo espirita, é mais ou menos isso?
    fico confusa,leio bastante sobre o assunto,mas siinto q me falta alguma informação,que as vezes quase sinto alcançar,mas no fim,não.

    Publicado por Rachel fernandes | dezembro 14, 2014, 8:47 pm
    • Olá, Rachel. A melhor forma de você conhecer a constelação familiar é participar de um grupo. Realmente é impossível definir o que é a constelação com palavras: uma terapia? Uma reconexão com o divino interior? Uma filosofia de vida? Uma vivência? Uma técnica? Um ritual mágico? Busque um grupo, vá sem pretensões e sinta. a única forma de conhecermos qualquer coisa na vida é experimentando e tirando as próprias conclusões. Você poderá achar bom. Ou não. Mas será a sua opinião definida na experiência, e não nas ideias… Forte abraço.

      Publicado por alexpossato | dezembro 22, 2014, 12:31 pm
  3. Eu fiz uma Constelação Familiar em grupo e participei de outra, entendi perfeiramente como funciona o sistema mas até hoje fico me perguntando como que se dá libertação do problema ou a cura dá doença, alguém pode me responder?

    Publicado por Jacir Hoiça | maio 20, 2015, 10:40 am
  4. Boa noite gostaria de saber se ha atendimento on line individual. se possível responder no meu email.grata andrea

    Publicado por andrea | setembro 21, 2015, 9:26 pm
  5. Adorei seu texto, gostaria de receber mais sobre constelação, obrigado

    Publicado por Iuri Eduardo michellazzo | novembro 28, 2016, 9:05 am
  6. Por favor gostaria de saber qto tempo devo esperar entre uma constelação e outra

    Publicado por Mônica | dezembro 3, 2016, 11:44 am
    • Oi, Mônica. Tudo bem? A constelação, quando é feita nos moldes de Bert Hellinger, não deve ser repetida com a mesma questão. Mesmo outras questões devem dar um bom espaço, porque ela continua atuando em muitas áreas da vida. Se for constelações que se aproximam do coaching e desenvolvimento pessoal, pode ser feita com mais frequência. De qualquer forma, eu recomendo pelo menos um espaçamento de dois meses (ou mais), e como terapeuta, irei analisar se realmente é caso para constelação ou não…

      Publicado por alexpossato | fevereiro 14, 2017, 12:33 pm
  7. Boa noite!
    Qquer pessoa pode fazer o curso? ou tem que ter formação?

    Publicado por Ana Cruz | junho 11, 2017, 9:51 pm
  8. Olá participei de varias constelações familiares, até que resolvi constelar meu casamento. pois estou em processo de separaçao em que não aceito pois sei que temos a tal da conexão da alma. Estranhamente no campo domeu parceiro ficou claro que ele não quer separar porem na vida ele está irredutivel e quer o divorcio, não entendi e a facilitadora não pode me falar nada então p/mim não me ajudou mas gosto de participar pois sirvo de instrumento de ajuda para o proximo e muitos encontraram seus resultados de cura.

    Publicado por Soraya | julho 29, 2017, 4:27 am
    • Olá, Soraya! É difícil opinar sobre constelações que não vi e não conheço a forma, o método… mas o que falo geralmente é que a constelação é uma terapia. Não um trabalho para resolver algo ou modificar uma situação ruim. Terapia é um método para que possamos analisar a nossa situação diante da vida, das pessoas e de nós mesmos, e a partir disso, possamos tomar novos caminhos, mudar, etc. A cura não está em modificar o outro, porque aí deixa de ser terapia… De qualquer forma, o que posso dizer também é que a constelação vai mostrar para nós aquilo que está em nós e não aceitamos. Espero que encontre a paz interna, que é o fundamental… o resto virá ao tempo… da forma que tiver que acontecer…

      Publicado por alexpossato | agosto 9, 2017, 7:19 pm
  9. De quanto em quanto tempo eu posso fazer uma constelaçao? Me diseeram 6 meses mas rem uma outra questao que eu quero muito trabalhar

    Publicado por Lucas | agosto 23, 2017, 3:52 pm
    • Oi, Lucas! Não tenho um prazo assim tão restrito. Geralmente olho para a questão trabalhada e a profundidade atingida no trabalho. Às vezes, a constelação está atuando após anos… por isso é importante olhar se existe uma ansiedade ou não em relação a constelar de novo. O mais importante é você seguir a orientação do terapeuta que lhe atendeu…

      Publicado por alexpossato | setembro 11, 2017, 8:48 pm
  10. Fiz uma constelação pela minha neta mas não vi nenhuma melhora na sua autoestima

    Publicado por Luiza Melo | setembro 16, 2017, 2:15 pm
  11. Não gostei da solução que foi dada a minha constelação … o que fazer ? tem como impedir a solução aparecida ?possa ser mudada?

    Publicado por ana claudia | novembro 26, 2017, 6:28 pm
    • Olá, Ana Claudia! A constelação (embora não saiba o que aconteceu na sua) apresenta uma imagem para você trabalhar os seus conteúdos emocionais… não é exatamente o que irá acontecer, mas o que está sendo negado… Pelo menos é a forma como ensino a constelação: ser vista como terapia, que auxilia nas mudanças internas dos clientes… não como um exercício de premonição… Bem, espero ter ajudado… Abraços!

      Publicado por alexpossato | dezembro 6, 2017, 9:30 pm
  12. quem participa tambem recebe alguma mudança ?

    Publicado por alinearoucablog | janeiro 10, 2018, 3:51 pm
    • Sim, Aline. Bert Hellinger não vê diferença entre participantes e “constelados”… todos que entram no campo podem usufruir muito do trabalho. Às vezes, quem participa tem mais insights do que quem constela…

      Publicado por alexpossato | janeiro 16, 2018, 7:23 pm
  13. Olá entendi o conceito da constelar porém não entendi que tipo de técnica é utilizada para que as pessoas acessem esse subconsciente no momento do constelar que fazem elas recordar de fatos relembrar emoções ?exemplo em algumas regressões é utilizado hipnose. na constelar o que é utilizado para que haja essas manifestações?

    Publicado por Ariane | fevereiro 23, 2018, 1:09 pm
    • Oi, Ariane! É difícil explicar constelação… na realidade, não é uma técnica, mas ao colocarmos as pessoas em grupo, o campo mórfogenético (um termo emprestado da biologia), quer dizer, um campo de informações, se “abre” para as pessoas… Eu indicaria que você participasse de um grupo, para verificar como isso ocorre… Abraços!

      Publicado por alexpossato | fevereiro 27, 2018, 11:01 pm
  14. Posso fazer uma Constelação pelo meu sobrinho que é uma pessoa especial? Não consegue relatar o que sente e anda apresentando comportamento violento. Pode enviar informação para o meu e-mail? ana_bpereira@hotmail.com

    Publicado por Ana Ligia | março 30, 2018, 1:37 am
  15. Ola, tenho varias amigas que participam de grupos e me interessei pela experiencia, no entanto ha duas coisas que me preocupam e gostaria de ter maiores esclarecimentos: trazer à tona algumas “revelações” e depois nao saber lidar com elas…morro de medo de me despertar a “crise do panico” (já tenho tendencia), isto pode ocorrer? e segundo, vejo que todas elas, apesar de claramente saberem quais são os “problemas” ainda têm dificuldade de mudar os comportamentos, isto pode ser uma falha do grupo? obrigada

    Publicado por Renata | abril 20, 2018, 1:38 pm
    • Oi, Renata! Existem grupos e grupos de constelação. Eu diria pra você procurar um lugar onde se sinta segura. Que tenha indicações de pessoas que já fizeram trabalhos. E analise, antes de se entregar a um trabalho. Um bom terapeuta sempre lhe conduzirá de forma segura no caminho terapêutico. Em relação às pessoas que constelam, o processo pode ser lento… pode ser que elas ainda possuam defesas em relação àquilo que dizem querer mudar… Pode ser que o trabalho teve algum problema… Não é possível analisar desta forma questões emocionais. Não é uma matemática… Depende principalmente da força de vontade da pessoa que está fazendo a terapia… Isso com certeza influencia na mudança… Pois não é a constelação que fará “a mágica”, mas o caminho percorrido pela pessoa que está em busca da cura… Qualquer outra dúvida, é só perguntar! Abraços!

      Publicado por alexpossato | junho 1, 2018, 6:43 pm
  16. olha , eu vejo como algo bastante complexo, mss valido, gostatia de tentar e sentir, principalmente se me abrira portas para meu auto conhecimento.

    Publicado por Sidney Teles de Souza | agosto 26, 2018, 8:24 pm

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: Como funciona a constelação familiar no atendimento individual? – Coach Giardino - outubro 29, 2017

Deixe um comentário

Se você não é usuário do Wordpress e deseja receber as atualizações deste blog, preencha o quadro abaixo com o seu email, e logo receberá uma confirmação para receber as nossas atualizações! Namastê!

Junte-se a 4.762 outros assinantes

Paper cut of Family

Eventos Agendados

Nenhum evento