autoconhecimento e constelação

Prosperidade: auto cobrança e dívidas ligadas ao sistema familiar

Passeio que fiz à Bolsa do Café, em Santos, recentemente... Houve um tempo em que nossos ancestrais foram ricos, riquíssimos... A maioria das famílias perdeu tudo... Eu aceito, respeito e honro as perdas e os ganhos do passado... Deixo pobres e ricos do passado ficarem cada um em seu lugar... e faço o meu caminho de prosperidade...

Passeio que fiz à Bolsa do Café, em Santos, recentemente… Houve um tempo em que nossos ancestrais foram ricos, riquíssimos… A maioria das famílias perdeu tudo… Eu aceito, respeito e honro as perdas e os ganhos do passado… Deixo pobres e ricos do passado ficarem cada um em seu lugar… e faço o meu caminho de prosperidade…

Não entendo nada de prosperidade financeira. Por isso estudo tanto… Hoje, conversando com minha mãe e minha filha, enquanto almoçávamos, mostrei, todo orgulhoso, o programinha que instalei no meu celular, que me ajuda a planificar todos os meus gastos e ganhos, fazer gráficos, etc.

Houve uma época, enquanto eu tinha empresa, que aprendi, na marra, a controlar absolutamente todas as entradas e saídas… Mas havia um porém… Eu fazia este controle com um ar de “lição de casa”, pra mostrar pra minha sócia que eu estava fazendo o melhor, e se a empresa não estava lá estas coisas, não era culpa minha. O que minha mente inconsciente estava dizendo? Que a culpa era dela!!! E eu precisava que a empresa não crescesse pra mostrar que a culpa era dela… Eu não percebia isso com clareza. Lutei muito, aprendi muito e errei muito. Fiz a minha empresa durante mais de dez anos, com esta mentalidade: de vítima, de culpado, de sei lá o quê…

Mas o papo foi muito, muito instrutivo hoje. Minha mãe, em determinado momento, disse que perdeu uma casa que teve, em Moema, quando casou com meu pai. Perdeu porque não soube administrar, e tinha pavor das cobranças. E também perdeu um terreno que meus avós deram pra ela e meu pai. No Morumbi! Não sabia administrar e sentia-se confusa, com medo, cobrada. Quem conhece São Paulo, entende o que significa uma casa em Moema e um terreno no Morumbi. Dois dos bairros mais valorizados da cidade.

Por que minha mãe falou de finanças? Ela percebeu que nunca conseguiu guardar nada. Que faz muita coisa, vai pra cima e pra baixo, viaja, etc., mas sempre com dívida no banco. E foi solicitar orientação. E queria, toda alegre e saltitante, compartilhar as descobertas e mecanismos de controle que ela foi orientada a fazer. Eu, como facilitador de constelação sistêmica familiar, vejo tudo como um grande sistema funcionando em conjunto. Estou passando por uma situação de reestruturação financeira, após um divórcio e separação nos negócios. Também tenho empréstimos com o banco.  Assim, percebi que minha mãe era a voz do meu “sistema familiar” falando para mim lições importantes. Depois de muita mágoa que senti dela anos e anos, hoje resolvi ouvi-la com atenção, e tomar as lições que ela estava me passando, com apostila e tudo, bem a sério! Lições de reestruturação financeira, exatamente o que eu necessitava. Mas vinda da minha mãe, alguém que eu sempre neguei como autoridade. Lembro da frase da minha avó: o roto falando do  esfarrapado… Era o que minha mente orgulhosa e arrogante, se achando melhor que mamãe, achava. Porém, agora eu respeitei o que veio. E vou buscar honrar, até porque, com a maturidade, sei que isso vai representar uma mudança total na forma de olhar para o dinheiro, para o ganho, para as posses. Minha família teve muitos “nãos” em relação ao dinheiro. E eu não preciso mais a negação da prosperidade – nem consciente, nem inconscientemente.

Na constelação familiar, aprendi que tudo faz parte. O rico também faz parte. E pra falar a verdade, eu gosto muito da riqueza. Eu mereço tudo de bom. Antes, tinha aversão ao rico. E vergonha do pobre. Bicho esquisito, eu, heim?!? Percebo que veio muita coisa do passado. E que isso não tem mais sentido para mim. Planejamento financeiro: vamos lá! Vou segui-lo com carinho, respeito, compromisso e empenho! Obrigado, mamãe! Foi um grande presente que recebi hoje, neste dia. Não vou esquecer. Hoje posso acolher seu exemplo, suas lições: somos iguais, porém, eu como filho, e você, como mãe. Quanto às perdas, sensações de culpa, medo, confusão, dificuldade de controle, desperdício, deixo ao passado o que pertence ao passado. Fico com o que é meu. E faço o meu caminho… livre, com alegria, prosperidade, comprometimento, trabalho, leveza, paz…

Alex Possato é professor de constelação familiar sistêmica e terapeuta sistêmico.

Quer falar comigo, tem dúvidas, sugestões, quer saber sobre cursos de constelação ou atendimento? Preencha o formulário abaixo e eu responderei logo logo!!!

Sobre alexpossato

Professor de constelação familiar sistêmica e terapeuta sistêmico

Discussão

2 comentários sobre “Prosperidade: auto cobrança e dívidas ligadas ao sistema familiar

  1. Bom dia! Gostaria do endereço de vcs para uma visita e saber mais sobre o assunto. Obrigada

    Publicado por Cristina Stange | julho 24, 2017, 2:34 pm
    • Olá, Cristina! Atendemos em alguns estados do Brasil, realizando workshops, vivência e grupos terapêticos… no momento, por exemplo, estou em Brasília… não possuímos um “endereço fixo”… acompanhe os trabalhos pela agenda (https://alexpossato.com/agenda/) e vamos trocando informações… me coloco a disposição para qualquer dúvida! Grande abraço!

      Publicado por alexpossato | julho 27, 2017, 12:51 pm

Deixe um comentário

Se você não é usuário do Wordpress e deseja receber as atualizações deste blog, preencha o quadro abaixo com o seu email, e logo receberá uma confirmação para receber as nossas atualizações! Namastê!

Junte-se a 4.762 outros assinantes

Paper cut of Family

Eventos Agendados

Nenhum evento