atitude de terapeuta

Como escolher um terapeuta sistêmico?

women-hands_00238510

Gostaria de falar algo sobre a alegria.
Já estou vendo as fisionomias começarem a ficar alegres.
Certa vez escrevi um aforismo: o problema é difícil, a solução é alegre.
Quando conquistamos essa alegria,
ela se expande espontaneamente ao lidarmos com outras pessoas,
mesmo que os problemas sejam ainda difíceis.

Bert Hellinger – Ordens da Ajuda

Quando temos um problema pessoal, seja ele físico, emocional, mental, de relacionamento, financeiro ou profissional, dificilmente nos colocamos a disposição para que algum profissional nos oriente. Lembro-me que, para eu reconhecer que precisava fazer terapia porque não estava mais dando conta de aturar minhas questões, demorei um tempo enorme, fazendo tentativas mil para ver se minha vida solucionava sem a necessidade de “ter que olhar para dentro” e ver meus fantasmas internos. Desde livros de autoajuda até buscas em religiões e espiritualidade, que me ajudaram muito, mas não resolveram as questões, procurei de tudo.

E quando finalmente me rendi à ajuda de um profissional, ia com o freio de mão puxado: minha mente queria testar o profissional o tempo todo, na verdade buscando algum defeito que justificasse eu parar ali a terapia, sem ter que chegar na raiz da questão. É lógico que eu sabia que o problema estava em mim, mas admitir isso e me entregar desarmado… ahhhhh, isso é o bicho! Dessa forma, como encontrar e confiar num profissional?

Já que você é luz, nada nem ninguém precisa curar você

A perfeição não é alcançada quando já não há mais nada para adicionar,
mas quando já não há mais nada que se possa retirar.
Antoine de Saint-Exupéry

Como eu sou osso duro de roer, e hoje, no papel de terapeuta, também recebo muitos “ossos duros”, busquei entender como eu funciono para confiar num profissional. Quem sabe isso possa servir de orientação pra você, que se identifica com o que eu falo.

Bem, a primeira coisa que entendo é que “nada nem ninguém pode me curar”. Sei que dentro de mim, lá no fundinho, reside a sementinha do Deus que sou, perfeito, próspero, em paz, harmonioso. E que todo o resto da minha personalidade e a visão de mundo problemático que criei, é ilusória. Sou perfeito, em essência. Sou luz, sou paz, sou prosperidade. Mesmo que grande parte da minha psique ainda não esteja identificada com isso, acredito firmemente nesta verdade. Portanto, não acredito em ninguém que venha me dizer: eu vou resolver o seu problema! Você tem problema e eu vou ajudá-lo! Ahhh, vá catar coquinho, Zé Mané!

Um profissional pode me ajudar, indicando a seta que aponta minha luz, minha saúde, minha paz e prosperidade. E mostrando onde minha mente está se enganando. Eu sei: são poucos profissionais que se veem luz. Geralmente as pessoas acreditam nos trevosos, nos chifrudos, na doença… Tudo bem. Existe público para estes profissionais. Mas eles não são para mim.

Um guia na trilha escura

Ter fé é assinar uma folha em branco,
e deixar que Deus escreva nela o que quiser.
Santo Agostinho

Sou espiritualizado. Sempre busquei a minha conexão com Deus, com o meu Eu Interior. Logo, não posso confiar em alguém que não tenha conexão com a fé. Não me importa qual linha a pessoa siga, nem que ela não siga linha nenhuma. Preciso ver nos olhos dessa pessoa a luz, o brilho da espiritualidade latente. E eu olho bem fundo nos olhos. Geralmente estes olhos se desviam. Vejo medo. Vejo carência. Vejo raiva escondida. Vejo compulsões. Vejo máscaras. Sabe, querido… não espero perfeição, já que sou muito imperfeito. Porém, tenho um parâmetro bem claro: como um cego pode me auxiliar a atravessar o oceano recheado de monstros imaginários, que minhas emoções distorcidas, meu passado e sistema familiar e minhas crenças errôneas criaram ilusoriamente? Tudo bem: é fantasia e não existem problemas. Sei disso. Mas parte da mente acredita neles. E só vou confiar em um profissional que já atravessou questões semelhantes à minha, e hoje consegue mostrar amor pelos desafios do passado. Alguém que ama e respeita os problemas. Se este profissional acredita e vibra na luz, seja a luz interior ou representada por seu Deus, eu dou um passo em sua direção. Se vejo raiva escondida, medo, mágoa do passado, tentativa de manipulação, reclamação contra as pessoas e coisas da vida, palavras doces atrás de sorrisos tortos, aí…

Um terapeuta sistêmico não sabe e não faz nada – ele é o mais humilde dos servos do sistema

Só em nós mesmos podemos mudar alguma coisa.
Nos outros, é uma tarefa quase impossível.
C. G. Jung

Eu sei que tem um monte de gente por aí que diz que “sabe”, que “pode”, que “isso e aquilo”… Tem gente que diz que está abrindo caminhos, mudando destinos, curando… Eu digo: não confie em nenhum deles. Nem confie em mim, se em algum momento eu transpareço que sei algo sobre você, sua vida, seu destino. Eu tenho um ego, e às vezes (ou muitas vezes!!!) ele escorrega na casca de banana e… se acha! Mas na verdade, não sei de nada.

Uma folha não cai de uma árvore sem toda uma orquestração do universo, que permitiu este evento. No momento que você estiver pronto para a cura, ela vem, se assim for permitido. Se não, o que você pode fazer é estar em conformidade com as coisas, do jeito como elas são. Isso, por si só, é a maior cura que você pode experimentar. No momento em que você deixar de combater uma crise, de tentar transformar esta crise em paraíso, você está curado. Mesmo vivendo a crise. Quem sabe Deus lhe dê uma forcinha e sopre a crise para longe?

No momento em que você estiver em paz com alguém que causa problemas, que cura maior você deseja? Porque vamos ser francos: você não está nem aí com a pessoa que você diz que está com problemas. O que você quer é que ela pare de causar problemas pra você, não é isso? Pois bem, em algum momento, pode ocorrer isso, mesmo que o outro não mude…

Se você não acredita nisso, talvez necessite de terapeutas que mostrem verbalmente ou energeticamente, que podem mudar o destino seu, dos outros e do universo. É uma delegação de responsabilidade. É querer que alguém faça a sua prova de álgebra, ao invés de você. Tudo bem. Em algum momento, você verá que isso não dá certo, e a prova de álgebra é colocada novamente à sua frente.

Dicas para escolher um terapeuta sistêmico

Já falei demais. Sim, os parâmetros que coloquei acima e abaixo, são meus parâmetros. Mas eles sempre me guiaram e posso dizer que nunca entrei “numa fria” em relação a profissionais terapeutas. Vamos às dicas práticas sobre como escolher um terapeuta sistêmico?

1 – busque alguém coerente, que se mostre verdadeiramente sob serviço do seu sistema familiar, e se mostre subordinado às forças maiores do universo

2 – não confunda humildade com fraqueza e submissão. Quem está no seu lugar como terapeuta, é forte e determinado. Humildade é uma postura firme, não vitimismo ou palavras vazias

3 – observe seu trabalho em grupo. Observe sua conduta, suas palavras, sua amorosidade e equilíbrio principalmente nas situações emocionais intensas

4 – veja se este terapeuta está conectado com a luz, com a saúde, com a prosperidade, com a alegria, que é o estado natural dele… e o seu também!

5 – observe o que há além das palavras: as pessoas falam coisas, e emanam outras coisas. Se você observar palavras, entonação, postura física, energia, olhar e forma como uma pessoa interage com outra, principalmente em situações não sociais, você saberá se ela é coerente ou está jogando o jogo da máscara

6 – peça referências. Veja como ela se expressa na internet. O que as pessoas falam dela. Investigue os comentários dela em blogs, no Facebook, em portais. Coloque esta pessoa em sua “tela mental” e sinta a energia que vem pra você. Mesmo sendo um ótimo profissional, talvez ela “não seja pra você” ou talvez ela seja.

7 – não confunda amorosidade com passividade. Às vezes o amor, terapeuticamente falando, precisa mostrar uma certa dureza. Porém, não confunda dureza com agressividade. E não permita ser agredido. Terapeutas são humanos, tem suas neuras, e muitas vezes não sabem lidar com elas…

8 – confie em alguém que lhe fortaleça. Que lhe faça erguer a espinha, abrir o peito e levantar o pescoço. Que aponte para a sua inteligência interior. Que desperte a sua paz e harmonia inata. Que mostre o seu poder de caminhar e superar obstáculos. Que valide você do jeito que você é, mostrando a sua beleza, capacidade, talento e luz própria, que já existe aqui e agora.

9 – principalmente: confie em alguém transparente. Se alguém se mostra muito além do normal, ou não se mostra de jeito nenhum, ou ainda se mostra muito submisso e inferior, desconfie. Uma pessoa incoerente parece estar fingindo o tempo todo. Fingindo força ou fraqueza. Superioridade ou inferioridade. Você saberá distinguir alguém que alcançou a capacidade de usar suavemente o poder que vem do universo, ou aquele que, por estar iludido, acredita que o poder (e a fraqueza) vem dele mesmo. Este último, se mostrará forçando as situações e os outros. Quem está irmanado com o poder universal, permite que as coisas fluam, do jeito como são, e que você seja, do jeito como você é.

Alex Possato é terapeuta sistêmico, orienta cursos de Formação em Constelação Familiar Sistêmica, é consultor de imagem profissional e coordena os trabalhos da Casa Amor em Movimento

Sobre alexpossato

Professor de constelação familiar sistêmica e terapeuta sistêmico

Discussão

2 comentários sobre “Como escolher um terapeuta sistêmico?

  1. Ola Alex, gostei muito de tudo o que vc colocou aqui. Senti honestidade e muita luz nas suas palavras.
    Moro no Rio , sou psicanalista, mas gostaria muito de constelar, e tb de fazer um curso de TS. Vc. me indicaria algum terapeuta para eu fazer minha terapia ???Ou seria bom conversarmos antes de vc me dar uma indicação ?
    Abraços,
    Lilian Caruso

    Publicado por Lilian Caruso | junho 9, 2013, 9:45 pm
    • Olá, Lilian! Gratidão por compartilhar! Na realidade, não conheço um terapeuta sistêmico no Rio de Janeiro que eu possa indicar. Já ouvi falar de alguns, mas como não vi trabalhando, não posso dizer nada sobre eles. O que eu posso dizer é… siga a sua intuição. Fique aberta pra trabalhar a si, e o terapeuta adequado surgirá em seu coração… A constelação sistêmica demonstra caminhos que, racionalmente, não entendemos muito, mas as pessoas certas sempre surgem no nosso caminho. Fico a disposição para qualquer dúvida, certo? Grande abraço!

      Publicado por alexpossato | junho 10, 2013, 10:36 pm

Deixe um comentário

Se você não é usuário do Wordpress e deseja receber as atualizações deste blog, preencha o quadro abaixo com o seu email, e logo receberá uma confirmação para receber as nossas atualizações! Namastê!

Junte-se a 4.762 outros assinantes

Paper cut of Family

Eventos Agendados

Nenhum evento