administração de projetos e constelação, Constelação empresarial, Empreendedorismo sistêmico, prosperidade e constelação, Realização pessoal e profissional, Sem-categoria

Primeiro você cresce… depois o outro cresce

crescer

 

Finalizando o Workshop Sucesso para Empreender a Si Mesmo, realizado em Brasília em parceria com minha amada companheira Luciana Cerqueira, me vem algumas considerações sobre crescimento. Principalmente num ponto específico: a vontade de auxiliar outros a crescerem. Contei na vivência que, ao abrir minha empresa, a primeira funcionária que contratei tinha deficiências na dicção. E uma das funções dela era atender o público. Que mancada, né? Comecei com o pé esquerdo!

O que me moveu a colocar uma pessoa superbacana, mas não adequada para o que eu precisava, no lugar da minha “única” funcionária? A dó. Sou neto de um avô comunista e com o coração enorme, que me ensinou a ser caridoso com as pessoas sem posses e menos privilegiadas. Durante muito tempo achei que este sentimento era grandioso. Até perceber que a dó quebra as empresas. Da informalidade, passando por uma loja, outra loja maior, fechamento desta loja e uma dívida enorme, foram 11 anos. Foi a melhor universidade de administração que eu poderia ter tido. Tudo prático. Muitas tentativas, poucos acertos, mas que me tornou o homem que sou hoje.

Hoje, a experiência me diz, com certeza: cresça sozinho. É você com você mesmo. Conquiste o seu lugar ao sol. Um lugar seguro, onde o dinheiro flui, dependendo única e exclusivamente do seu trabalho. Somente com esta energia, você poderá ter pessoas ao seu lado, para auxiliar ainda mais no seu processo de crescimento. Pessoas para auxiliarem no seu processo de crescimento precisam ser competentes para aquilo que você precisa. Precisam ser competentes, não tanto quanto você… pois você é a pessoa mais competente em relação ao seu projeto. Não dê funções para pessoas que não mostram capacidade para cumpri-las. Pode parecer óbvio, mas o que vejo de autônomos e pequenos empresários fazendo exatamente o contrário, não é mole não!

Acredito que o empreendimento, seja ele qual for, é um lugar onde podemos compartilhar amor, compaixão, paz e boas relações. Trabalho com esta visão interior. Mas um item necessário a qualquer organismo vivo, seja uma bactéria ou um negócio, é a sobrevivência: a sustentabilidade é o objetivo número um! Os grandes ideais que você tem em relação ao seu trabalho podem até movê-lo, mas a busca incansável primeira é pelo planejamento, organização, lucro, qualidade, atendimento e serviços adequados. Sem isso, é como vovô dizia: colocar o carro na frente dos bois.

Hoje, com meus cinquenta anos de idade, entendi as atitudes do vovô: ele era aposentado, não precisava do dinheiro e por isso podia fazer caridade. Como criança, só vi a beleza dos seus atos, mas a parte prática – a sobrevivência já estava garantida, não entrou na minha lógica infantil… e quis partir pelo mundo seguindo um ideal belo, mas sem realidade. Resultado: quebrei. Quebrei para aprender o que estou lhe falando agora: a sobrevivência é o objetivo número um de qualquer ser vivo. Sem isso, ideais não tem o menor sentido…

 

Alex Possato

Anúncios

Sobre alexpossato

Professor de constelação familiar sistêmica e terapeuta sistêmico

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Se você não é usuário do Wordpress e deseja receber as atualizações deste blog, preencha o quadro abaixo com o seu email, e logo receberá uma confirmação para receber as nossas atualizações! Namastê!

Junte-se a 3.996 outros seguidores

Eventos Agendados

Nenhum evento

%d blogueiros gostam disto: