atitude de terapeuta, terapeuta sistêmico

Sangoma x facilitador de constelação: algo a ver?

sangoma

Bert Hellinger trabalhou durante 16 anos diretamente com a etnia zulu, na África do Sul, tendo aprendido inclusive o idioma, convivendo estreitamente com a cultura deste povo. O quanto será que ele foi influenciado pela sabedoria zulu? Poucos sabem que este povo, através das práticas comunitárias, em forma de mitos e ritos, possuem práticas profundas na arte da resolução de conflitos internos. E a medicina primitiva é amplamente aceita. Um fato que me chamou a atenção foi, por exemplo, ver que o sangoma, curandeiro zulu, através de objetos, “conversa” com os ancestrais e propõem caminhos, soluções, movimentos de cura… parece até uma constelação com objetos. Por isso, já que sou também profundo curioso e amante da arte xamânica da cura, dei uma pesquisada sobre o “sangoma”… Gostei da parte que fala que é necessário quebrar o estado egóico, para facilitar a comunicação com o mundo dos espíritos e antepassados… é bem a necessidade que noto nos cursos de constelação familiar que proponho…

“Um sangoma (curandeiro ou xamã da África do Sul, da etnia zulu) não é uma profissão escolhida – é um chamado espiritual. Através dos rituais, purificações, sonhos, cozimentos, danças e música, aprendem a “ouvir” os ancestrais, que passam a “conversar” com ele. Humildade e respeito são essenciais ao aprendiz, e por isso, um mentor se faz necessário para treiná-lo, durante dois, três ou quatro anos. O objetivo é a rendição do estado egóico, facilitando o aprofundamento da sua relação com o mundo dos espíritos e dos antepassados. O sangoma torna-se um mediador entre os mundos espiritual e material (cursiosidade: frase que ouvi, literalmente, no seminário de Bert Hellinger, em agosto de 2015). O sangoma faz um juramento de que não pode causar mal a ninguém. A sua vocação exige que o curador use seus dons somente para o bem. Os sangomas acreditam que eles estão aqui para um único propósito: curar através do amor e da compaixão.”

Gretchen Crilly Mackay – curadora, iniciada pelo médico e curandeiro sangoma, Baba Mtshali, na Suazilândia

Anúncios

Sobre alexpossato

Professor de constelação familiar sistêmica e terapeuta sistêmico

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Se você não é usuário do Wordpress e deseja receber as atualizações deste blog, preencha o quadro abaixo com o seu email, e logo receberá uma confirmação para receber as nossas atualizações! Namastê!

Junte-se a 4.181 outros seguidores

Eventos Agendados

Nenhum evento

%d blogueiros gostam disto: