relacionamento afetivo, Relacionamento de casal, Relacionamento homossexual

Veja se a sua forma de se relacionar é saudável

 

relação interdependente

Embora não seja assunto específico da constelação familiar sistêmica, a codependência, ou dependência em relação a alguém é um assunto muito corriqueiro. Tem gente que confunde dependência com amor. Mas se investigar profundamente suas sensações e emoções, irá perceber que, ou está preso à pessoa, ou tem que se manter afastado, por medo de ficar “preso”… Se correr o bicho pega, se ficar…

Muitos clientes relatam que a convivência entre seus pais era boa, mas quando investigamos um pouco, percebemos estes padrões de dependência, manipulação, submissão , vitimismo ou agressividade que domina este tipo de padrão, que de amor não tem muita coisa. Ao realizarmos o trabalho de constelação familiar, fica claro que ambos os parceiros estão identificados com dores emocionais do passado familiar – cada um do seu. E enquanto não se livrarem destes emaranhamentos, não conseguem ser felizes.

Para você entender melhor o que é o padrão de dependência e o que seria a interdependência saudável, utilizei a descrição da terapeuta Helen Kramer. Vamos a ela?

Dependência

Quando você é dependente, na verdade teme aproximar-se demais. Está constantemente em guarda para proteger-se daquilo que você encara como a rejeição inevitável. Este medo faz com que você se agarre ao objeto de sua dependência, que é a fonte de sua aprovação e sentimentos agradáveis.

Você acaba se sentindo diminuído por seus sentimentos de dependência, ou obcecado em manter a distância para evitar ser engolido.

Interdependência

Na interdependência, você desfruta do ritmo da intimidade e da autonomia. Para você, tanto a intimidade quanto fazer as coisas sozinho são satisfatórios. Você gosta de estar consigo mesmo, lendo, percorrendo um museu, sentando-se num parque, aprecia também partilhar o seu tempo com outra pessoa.

Você é capaz de ser o parceiro de alguém – cônjuge, colega, amigo – e satisfazer-se pela forma em que podem mutuamente ajudar-se. Uma pessoa interdependente se sente fortalecida pelas forças alheias.
A boa notícia é a possibilidade de ter uma associação íntima mantendo ao mesmo tempo a sua dignidade como indivíduo. Na verdade, esta é a única forma pela qual os adultos podem ter relações satisfatórias. Quando você entra numa relação como um adulto autêntico, consciente tanto de seu valor quanto do da outra pessoa, a relação pode nutri-lo, tornando-o a melhor pessoa que você é capaz de ser.”

alex possato constelações sistêmicas logo

 

 

Quer falar comigo? Dúvidas? Deseja marcar uma consulta? Preencha o formulário abaixo, que logo logo entro em contato! Abração!

Anúncios

Sobre alexpossato

Professor de constelação familiar sistêmica e terapeuta sistêmico

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Se você não é usuário do Wordpress e deseja receber as atualizações deste blog, preencha o quadro abaixo com o seu email, e logo receberá uma confirmação para receber as nossas atualizações! Namastê!

Junte-se a 3.826 outros seguidores

Eventos Agendados

Nenhum evento

%d blogueiros gostam disto: