Bert Hellinger, Dicas de livros, Teoria sistêmica

Livro “Ordens da ajuda” de Bert Hellinger

Mais um livro de compilações de palestras e seminários de Bert Hellinger, desta vez focado no trabalho do psicoterapeuta, consultor, médico, professor e todos aqueles que desejam conhecer a constelação familiar sistêmica e aplicá-la em seu próprio consultório.

Com dezenas de constelações reais, realizadas em inúmeros trabalhos pelo próprio Hellinger, a compilação busca destrinchar o tema “ajuda”, ou seja, a postura correta do terapeuta em relação ao cliente, para que o trabalho possa ter os efeitos adequados, sem os vínculos prejudiciais que surgem quando o cliente joga a responsabilidade da própria melhora nas mãos do terapeuta, e este aceita o seu papel de “salvador”. Bert diz assim: “Essa ajuda pressupõe que, primeiro, nós próprios tenhamos recebido e tomado. Somente assim teremos a necessidade e a força de ajudar outros, principalmente quando essa ajuda exige muito de nós. Ao mesmo tempo, pressupõe que aqueles que queremos ajudar também necessitam e desejam aquilo que podemos e queremos dar a eles. Caso contrário, a nossa ajuda se perde no vazio. Separa, ao invés de unir.”

O livro peca, como é de costume em quase todas as obras de Hellinger, de uma seqüência lógica, melhor detalhamento teórico e torna-se as vezes cansativo, com a descrição de muitos casos. Porém, esta obra é indispensável aos estudiosos de constelação familiar sistêmica, principalmente terapeutas, psicólogos e consultores, porque entre um trabalho e outro, Hellinger deixa escapar dicas preciosas e profundas, muitas delas que confrontam a crença geral a respeito do papel do terapeuta, do posicionamento do cliente e do significado da cura.

Objetividade: mais uma vez, muitos casos, mas muitos mesmo, e uma pobre organização dos temas. Falta, principalmente, alguém para ordenar as idéias brilhantes de Hellinger numa seqüência compreensível e lógica, poupando o trabalho do leitor de “pescar” as idéias entre uma constelação e outra. Nota 6.

Quebra de conceitos: Hellinger se intitula, muitas vezes, filósofo. Com razão, suas idéias possuem, além de grande profundidade terapêutica, alcançada pelo seu estudo com programação neurolingüística, análise transacional, gestalt, terapia primal, hipnoterapia, entre outras técnicas, seus pensamentos abraçam crenças filosóficas profundas. Hellinger é um mestre no sentido de conseguir unir filosofia à terapia, e ainda realizar um trabalho eficiente. Nota 10

Simplicidade: livro fácil de se ler, no sentido de ser descrição de trabalhos reais, e difícil de se ler, no sentido de ser muito chato ficar lendo casos, atrás de casos. Nota 6.

Funcionalidade: é um livro para ser estudado, lido, consultado. Para quem trabalha com constelação familiar sistêmica ou constelação estrutural, profissional ou empresarial, é essencial. Apesar disso, como a constelação é uma dinâmica vivencial, fica muito difícil passar as sensações que ela provoca com letras e palavras. Mesmo assim, poderia haver um maior capricho por parte do autor em querer transmitir as sensações de uma forma mais clara. Nota 8

Conteúdo: O tema é provocante: qual o papel do terapeuta em relação ao cliente? Qual a postura adequada ao cliente? De onde vem o processo de cura? Como é este tal de “movimento da alma” na constelação? Constelação é um trabalho pioneiro e diferente de tudo o mais que vem sendo feito em psicoterapia, por isso, o conteúdo da obra é essencial. Nota 9.

Avaliação 7,8

Alex Possato é consultor, escritor e especialista em PNL

“Ordens da ajuda”, de Bert Hellinger, Atman, R$ 41,00

Próxima constelação sistêmica em grupo contínuo – 12 encontros – grupo de trabalho e estudo. Nokomando-soluções sistêmicas Clique aqui!

Anúncios

Sobre alexpossato

Professor de constelação familiar sistêmica e terapeuta sistêmico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Se você não é usuário do Wordpress e deseja receber as atualizações deste blog, preencha o quadro abaixo com o seu email, e logo receberá uma confirmação para receber as nossas atualizações! Namastê!

Junte-se a 4.181 outros seguidores

Eventos Agendados

Nenhum evento

%d blogueiros gostam disto: