Constelação empresarial, Teoria sistêmica

Como demitir, segundo a visão empresarial sistêmica

“Pouco tempo atrás eu estava treinando (fazendo ‘coaching’) com um diretor de uma empresa de reciclagem de lixo. Não era exatamente um treinamento (coaching), era mais uma conversa a respeito de coisas da vida e do trabalho. Ele me contou que havia começado como diretor de uma empresa de serviços públicos que prestava serviços como o de recolhimento de lixo. O serviço prestado se transformou, naquele tempo, em um empreendimento independente. Esse processo foi muito bem executado por esse ambicioso diretor. Depois disso ele focalizou sua visão em outras possibilidades de mercado e rapidamente havia tranformado aquele antigo serviço público em uma moderna e inovadora empresa de reciclagem. Então chegou o dia em que os lixeiros não eram mais necessários., e o diretor arranjou outro lugar para que eles pudessem trabalhar. Ele olhou para eles e lhes agradeceu. Disse-lhes que sem eles não teria sido possível transformar a empresa no que ela era hoje e que infelizmente, apesar disso, não havia mais lugar para que eles pudessem continuar trabalhando na empresa.

Na despedida, um dos lixeiros disse para ele: se tivesse nos mantido na empresa você seria um idiota, além disso, também teria nos desvalorizado.

Isso foi uma mudança em contato com a realidade. É doloroso quando uma pessoa não é mais necessária, mas é a realidade. Se isso não foi olhado e enfrentado como tal, então os envolvidos irão viver em um mundo de ilusão. Isso enfraquece a todos. Uma regra sistêmica, durante uma mudança organizacional, é que o sistema só existe através da funçòes que combinam com o objetivo e tarefas da organização”.

Jan Jacob Stam, consultor de constelação empresarial sistêmica, escritor.

Constelações empresarias sistêmicas com a consultora e economista alemã Theresa Spyra. Clique aqui e saiba mais!

Anúncios

Sobre alexpossato

Professor de constelação familiar sistêmica e terapeuta sistêmico

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Se você não é usuário do Wordpress e deseja receber as atualizações deste blog, preencha o quadro abaixo com o seu email, e logo receberá uma confirmação para receber as nossas atualizações! Namastê!

Junte-se a 3.826 outros seguidores

Eventos Agendados

Nenhum evento

%d blogueiros gostam disto: