Bert Hellinger, Constelações em grupo, Dicas de livros, Pensamento Sistêmico, Teoria sistêmica

Livro Ordens do Amor – Bert Hellinger

Dica de livros que o ajudam a entender constelação sistêmica

Livro “Ordens do Amor” de Bert Hellinger – Um guia para o trabalho com constelações familiares

Esta é considerada uma das obras básicas de Bert Hellinger – e o cara é o “pai” da terapia familiar sistêmica, o que não é pouco. Por isso, a obra é essencial para quem quer trabalhar com constelação sistêmica e para os curiosos no assunto. Isto é fato. Este livro apresenta a transcrição de dezenas de casos reais, da forma exata como eles foram terapeuticamente trabalhados. Ou seja, em grupo, o terapeuta alemão chama o cliente, que expõem a questão, são colocados os personagens da constelação – pai, mãe, irmãos, etc., por exemplo, e a dinâmica ocorre.

Isto fica claro. O trabalho é bem descrito no livro? Não. Para quem nunca viu o que é constelação, não tem a menor idéia, este não é um livro recomendado, a não ser que a pessoa seja um persistente estudioso. A exposição da teoria sistêmica não está nem um pouco clara, e somente com as descrições dos casos, corre-se o risco de tirar conclusões apressadas e errôneas. A essência da constelação, que é a percepção intuitiva da questão e dos sistemas, não é abrangida e nem comentada. Passa-se a impressão que Hellinger domina um conhecimento oculto ou uma experiência extraordinária, que outros não têm. Definitivamente, não é um livro fácil e gostoso de ler, embora, repito, é essencial aos estudiosos do tema.

Objetividade: pouco objetivo, mal construído racionalmente, e mal explorado o lado intuitivo e a idéia da percepção sistêmica, tão essencial no trabalho de constelação. Nota 5.

Quebra de conceitos: nesta questão, a quebra de conceitos é grande. A constelação demonstra um caminho totalmente diferente de se chegar a soluções terapêuticas, através de conceitos até então inexplorados ou pouco conhecidos. Nota 10

Simplicidade: é um livro simples, com linguagem coloquial. Mas como é descritivo de trabalhos reais, deixa muito a desejar no entendimento final. Nota 7.

Funcionalidade: não é nada funcional. Quem o lê, não saberá exatamente o que é constelação sistêmica e nem como funciona o método. Reconhecemos a dificuldade de se explicar uma técnica baseada em intuição e na experimentação, por isso, damos um desconto ao autor. Nota 7

Conteúdo: por ser Hellinger o “pai” da constelação sistêmica familiar, o conteúdo é fundamental. É uma das principais obras sobre o tema, sem dúvida. Nota 10.

Avaliação 7,8

Alex Possato é consultor, escritor e especialista em PNL

Ordens do amor, Bert Hellinger, Cultrix, R$ 52,73

Constelações sistêmicas familiares, profissional, empresarial e muito mais. Nokomando-soluções sistêmicas Clique aqui!

About these ads

Sobre alexpossato

Professor de constelação familiar sistêmica e terapeuta sistêmico

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

curso formação constelação familiar sistêmica alex possato são paulo treinamento constelação familiar
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.298 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: